De pequenino se torce o menino: A fabricação do sucesso escolar nos primeiros anos de escolaridade– Concelhos da Amadora, Aveiro e Ponta Delgada (Açores)

Equipa: Benedita Portugal e Melo (coord., IE-ULisboa); Ana Diogo (Universidade dos Açores) e Manuela Ferreira (Universidade do Porto)

Objetivos

Pressupondo que, atualmente, poderemos estar, nos primeiros anos de escolaridade, na presença de fenómenos idênticos aos que se verificam no ensino secundário, com efeitos significativos em termos das desigualdades de escolarização, este projeto de investigação tem como objetivo:

 

  1. a) Compreender como os professores do primeiro ciclo de ensino (re)organizam o seu trabalho, as suas práticas letivas e metodologias de ensino, após o desaparecimento dos exames do 4º ano, com vista a promover o êxito e/ou a excelência escolares;
  2. b) Analisar como as famílias desenvolvem estratégias educativas para garantir o sucesso escolar e/ou a excelência académica dos filhos e conciliam a esfera da “criança-aluno” com a esfera “criança-afeto”;
  3. c) Perceber como as próprias crianças experienciam os processos de fabricação do êxito e/ou excelência escolar em que estão implicadas, se relacionam com a escola e gerem as tensões e pressões para desempenharem os seus papéis de “crianças-aluno”/“crianças-crianças”.

Sujeitos envolvidos:Professora e alunos de uma turma do 1º ciclo (esta turma acabou de completar o 3º ano de escolaridade) + Familiares desses alunos de cada uma das escolas envolvidas.

Organizações envolvidas: Escola EB1/JI Alice Vieira (Buraca-Amadora) que integra o Agrupamento de Escolas D. João V + Escola EB1 de Aveiro + Escola EB1 de Ponta Delgada (Açores).

Duração prevista (início/termo): Setembro 2016-Setembro 2019.

Contacto: Benedita Melo  mbmelo@ie.ulisboa.pt

Partilhar...