A estratégia da REDESCOLA assenta em quatro eixos de ação: (1) intercâmbio de informação e conhecimento; (2) realização de estudos; (3) formação; (4) consultoria e monitorização.

Intercâmbio (eixo 1):consubstancia-se na ativação e gestão da plataforma que põe em circulação – põe relação – por todos os parceiros a informação e o conhecimento gerado no contexto das dinâmicas da REDESCOLA

Estudo (eixo 2) – consubstancia-se através da ação dos investigadores da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF) do IE-ULisboa, designadamente considerando os processos de diversificação e modernização da provisão educativa(com incidência na qualidade das aprendizagens e na preocupação com a inclusão) e as forças da mudança em educação(com enfoque no desenvolvimento profissional, na responsabilização e participação dos atores).

Formação (eixo 3)– dá-se através dos professores do IE-ULisboa, enquanto formadores em domínios diversos de especialidade (administração, avaliação, didáticas específicas, formação de adultos, formação de professores, psicologia educacional e tecnologia). As atividades de desenvolvimento profissional desenvolvidas são de natureza diversa, consubstanciando-se em pesquisas e projetos desenvolvidos em/sobre contextos específicos; sob a forma de eventos regulares organizados no IE-ULisboa (e.g. Encontro SLIA, In TEIP, atividades de ‘Peer Learning’, seminários e encontros de natureza profissional etc.) e respondendo a pedidos específicos das organizações e seus atores, através da realização de ações de formação contínua.

Consultoria, acompanhamento, monitorização e avaliação (eixo 4) – concretiza-se por via da ação dos especialistas do IE-ULisboa, em contextos diversificados, e na realização de estudos de acompanhamento e progresso das organizações educativas, desenvolvidos em/sobre e com organizações diversas (e.g.Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP), Centros de Formação de Associação de Escolas (CFAE), Comissão Europeia (CE), Administração Educativa, etc.).

Partilhar...